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Foto do escritorHerbert Nogueira

Um sonho afundado por 5 erros


Eu já quebrei uma vez. Me lembro de um dia chorando dentro do carro com boletos atrasados e o telefone insistente de cobradores me infernizando. Perto de perder meu carro, minha casa, divorciado e com um filho adolescente em casa para terminar de criar, lembro de que naquele dia não tinha almoçado para que meu filho pudesse ter o suficiente para comer. Jurei para mim mesmo que não passaria aquilo novamente! As pessoas mudam pelo prazer ou pela dor meu amigo!


Você pode aprender com os erros, com as pessoas, com a vida e com as histórias de fracasso e sucesso de outros também. Eis um exemplo:


No dia 28 de janeiro, cinco amigos (os empresários Ricardo Kirst e Domingos Ribeiro, mais o pescador Wilson Martins, o mecânico José Cláudio Vieira e o capitão Guilherme Ambrósio Nascimento, todos do Ceará) partiram do Rio de Janeiro com o objetivo de chegar a Fortaleza, a bordo da lancha O Maestro. Infelizmente o barco afundou levando consigo o sonho de uma vida do empresário Ricardo Kirst e morte de todos os experientes tripulantes.

A pergunta que não se faz calar: Quais os erros cometidos por cinco amigos, profissionais experientes, empresário bem sucedido conseguiram contribuir para o afundamento daquele barco e como aqueles erros podem nos ensinar no dia a dia da gestão do varejo?


1 – Não havia bote, balsa, nem coletes salva-vidas no barco.

O colete é um equipamento que garante a sobrevivência por dias em caso de naufrágio. Eu vejo muita gente trabalhando pra caramba focado da venda, no giro e se esquecendo de construir um capital de giro. Meu amigo, na hora da dificuldade quem tem dinheiro é rei!


2 – Não tinham um plano de navegação para a viagem.

Confiando apenas na experiência do capitão da lancha, Guilherme Ambrósio do Nascimento, que já havia feito aquela travessia antes (mas não com um barco tão pequeno, o que faz toda diferença), o grupo, aparentemente, se limitou a seguir a costa, sem estudar previamente o roteiro. Não se confie apenas na experencia. O varejo muda muito e muda rápido. Infelizmente são poucos gestores de varejo que planejam e informam a equipe. Isso causa muito retrabalho e desinformação no chão de loja.


3 – Não queriam fazer paradas no caminho.

A rigor, o único plano de navegação que o grupo tinha era o de ir do Rio de Janeiro a Fortaleza sem escalas no caminho – uma meta ambiciosa demais, especialmente para um barco movido a motor, já que seriam mais de 3 000 quilômetros de travessia no mar. Fazer uma parada é importante. Parada para avaliar, parada para descansar, parada para aprender. Parada para estudar as tendencia. Parada para analisar concorrência. Se você acha que é bom nunca parar, um dia seu corpo ou equipe vão parar você por exaustão.


4 – Não fizeram a devida revisão no barco.

As mangueiras de combustível são como artérias do coração. Se entupirem, a máquina para de funcionar e a vítima morre", compara Mário Dottori, do Minuto Náutico. Não basta apenas planejar, você precisa revisar os processos, fazer ações preventivas e não permitir que as dificuldades cheguem em momento tão crítico que causem toda sorte de prejuízo e problemas relacionais no time.



5 – Não prestaram a devida atenção à previsão do tempo.

Para que você venda mais é necessário desenvolver uma agenda comercial e lincar isto ao seu comercial para tirar proveito de boas parcerias e aquisições. Existem fatores externos que precisam ser considerados. Já vi muita loja linda e enorme fechando as portas porque o empreendedor só considera aquilo que está na sua cabeça e desconsidera o que está na cabeça do cliente.


Eu aprendi muito com esta história. E você hein?

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